quinta-feira, 6 de junho de 2013

COMEMORADO NO DIA 5 DE JUNHO, O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE DE 2013 Tem COMO TEMA:O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO MUNDO / É HORA DE SERMOS MAIS CONSCIENTES DO IMPACTO AMBIENTAL QUE NOSSAS ESCOLHAS GERAM! / GEOGRAFIANDO / ATIVIDADE NO CADERNO : 1) refletir : “NÃO FAZ SENTIDO, ECONOMICAMENTE, AMBIENTALMENTE E ETICAMENTE, DESPERDIÇAR ALIMENTOS. ( COMENTE POE ESCRITO) 2) AÇÕES INDIVIDUAIS : PARA FAZERMOS ALGO CONCRETO : A) )O que você pode fazer para reduzir o desperdício de alimentos em sua casa ?





COMEMORADO NO DIA 5 DE JUNHO, O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE DE 2013 Tem COMO TEMA:
Pensar. Comer. Conservar: nova campanha do PNUMA e da FAO contra o desperdício alimentar

O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO MUNDO :
As informações são de um estudo realizado pela Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO) da ONU, A pesquisa foi liderada pelo Instituto Sueco de Alimentos e Biotecnologia e descobriu que, somados, os países ricos desperdiçam quase a mesma quantidade de comida produzida em toda a África subsaariana. Os pesquisadores confirmaram que as frutas e os vegetais são os mais descartados. 
O estudo afirma que o mundo emergente e os países desenvolvidos
desperdiçam aproximadamente a mesma quantidade de alimentos: 670 milhões de toneladas por ano nos países ricos e 630 milhões nas nações em desenvolvimento.

TODO ANO 1,3 BILHÃO DE TONELADA DE COMIDA É DESPERDIÇADA . a quantidade equivale a mais da metade de toda a colheita de grãos no mundo.isso representa um terço do total produzido para o consumo humano.
Ao mesmo tempo, uma em cada sete pessoas no mundo vão dormir com fome e mais de 20 mil crianças com menos de cinco anos morrem diariamente de desnutrição.
- “PAÍSES RICOS OU DESENVOLVIDOS, QUASE METADE DA COMIDA DESCARTADA, CERCA DE 300 MILHÕES DE TONELADAS ANUAIS, AINDA PODE SER CONSUMIDA. ESSA QUANTIDADE É EQUIVALENTE À TODA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS DA ÁFRICA SUBSAARIANA E SUFICIENTE PARA ALIMENTAR 870 MILHÕES DE PESSOAS”.
- JÁ NOS PAÍSES SUNDESENVOLVIDOS OU POBRES , as perdas acontecem durante a produção, processamento e distribuição do alimento. É o problema que mais afeta os países em desenvolvimento.
Na América Latina, o maior índice de desperdício se dá na produção
de frutas e vegetais. Segundo a FAO, mais de 40% das frutas e vegetais produzidos são desperdiçados durante o processo de produção, pós-colheita e embalagem.
 A solução, de acordo com o relatório, é melhorar tecnologia e infra-estrutura.

O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS É UM ENORME CONSUMIDOR DE RECURSOS NATURAIS E UM CONTRIBUINTE PARA IMPACTOS NEGATIVOS NO MEIO AMBIENTE.
GASTOS COM A PRODUÇÃO GLOBAL DE ALIMENTOS:
A PRODUÇÃO GLOBAL DE COMIDA OCUPA 25% DE TODA A TERRA HABITÁVEL E É RESPONSÁVEL POR 70% DO CONSUMO DE ÁGUA DOCE, 80% DO DESMATAMENTO E 30% DA EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA.
SE A COMIDA É DESPERDIÇADA, ISSO SIGNIFICA QUE TODOS OS RECURSOS E INSUMOS USADOS NA PRODUÇÃO TAMBÉM É PERDIDO.
FALAR EM DESPERDÍCIO DE COMIDA, TAMBÉM É FALAR EM 
DESPERDÍCIO DE ÁGUA! PARA A PRODUÇÃO DE DIVERSOS ALIMENTOS SÃO NECESSÁRIAS QUANTIDADES BEM EXPRESSIVAS DE ÁGUA .
Por exemplo, é necessário aproximadamente mil litros de água para se produzir um litro de leite,para cada 1kg de arroz são necessários até 1.400 litros de água para ser produzido, para cada 1kg de feijão até 3.300 litros. A carne de vaca precisa 3.800 litros de água para ser produzida e chegar à mesa dos consumidores.
COM TODOS ESSES PROBLEMAS, É HORA DE SERMOS MAIS CONSCIENTES DO IMPACTO AMBIENTAL QUE NOSSAS ESCOLHAS GERAM!
“O CONSUMO E A PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL NÃO É APENAS CONSUMIR MENOS, MAS TAMBÉM FAZER MAIS E MELHOR COM MENOS. É SOBRE O AUMENTO DA EFICIÊNCIA DOS RECURSOS,
PROMOVER ESTILOS DE VIDA SUSTENTÁVEIS E CONTRIBUIR PARA A REDUÇÃO DA POBREZA”
GEOGRAFIANDO / ATIVIDADE NO CADERNO :    
1)     refletir : “NÃO FAZ SENTIDO, ECONOMICAMENTE, AMBIENTALMENTE E ETICAMENTE, DESPERDIÇAR ALIMENTOS. ( COMENTE POE ESCRITO)

2)   AÇÕES INDIVIDUAIS : PARA FAZERMOS ALGO CONCRETO :

A) )O que você pode fazer para reduzir o desperdício de alimentos em sua casa ?
B) O que poderia ser feito com as sobras dos alimentos?
c) QUE TIPO DE MUDANÇAS PODERIA HAVER EM SUA CASA E PODERIA SER PASSADA PARA TODA A FAMÍLIA?


ESC. MUN. IRMÃ MARIA AMÁLIA – 2º BIMESTRE – 8º ANO – PROFª MARIZETE E LEILA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário