quarta-feira, 5 de junho de 2013

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2013 REFORÇA CAMPANHA CONTRA O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS, TODO ANO 1,3 BILHÃO DE TONELADA DE COMIDA É DESPERDIÇADA. / TEXTO O BICHO DE MANOEL BANDEIRA É ENCENADO NA APRESENTAÇÃO DE EVENTO SOBRE MEIO AMBIENTE / AO MESMO TEMPO QUE ELE É ANTIGO ELE SE TORNA ATUAL DIANTE DA PRECARIEDADE DAS MISÉRIAS HUMANAS : A DA FOME , A DO EGOÍSMO, A DA INDIFERENÇA, A DO DESCASO COM O OUTRO, A DA IRRESPONSABILIDADE COM O OUTRO.





A Semana do Meio Ambiente é um exercício da cidadania e tem por objetivo promover a participação da comunidade na conservação do patrimônio natural do Estado. É uma oportunidade para que a sociedade e o poder público somem esforços e dialoguem em busca de mudanças de valores e comportamentos, atitudes individuais e coletivas dentro de princípios ambientalmente corretos”. 

COMEMORADO NO DIA 5 DE JUNHO, O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE DE 2013 TEM COMO TEMA:
 PENSAR.COMER.CONSERVAR.
O lançamento da campanha é um resultado direto da Rio+20.
Na conferência, chefes de estado aprovaram uma série de iniciativas que favorecem a produção e o consumo sustentáveis, e a produção de alimentos foi considerada um campo de atuação essencial. Cerca de 70% da água consumida no mundo é utilizada pela agricultura.
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2013 REFORÇA CAMPANHA CONTRA O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS,
TODO ANO 1,3 BILHÃO DE TONELADA DE COMIDA É DESPERDIÇADA. A QUANTIDADE EQUIVALE A MAIS DA METADE DE TODA A COLHEITA DE GRÃOS NO MUNDO.
ISSO REPRESENTA UM TERÇO DO TOTAL PRODUZIDO PARA O CONSUMO HUMANO.
Ao mesmo tempo, UMA EM CADA SETE PESSOAS NO MUNDO VÃO DORMIR COM FOME E MAIS DE 20 MIL CRIANÇAS COM MENOS DE CINCO ANOS MORREM DIARIAMENTE DE DESNUTRIÇÃO.
“NAS REGIÕES INDUSTRIALIZADAS, QUASE METADE DA COMIDA DESCARTADA, CERCA DE 300 MILHÕES DE TONELADAS ANUAIS, AINDA PODE SER CONSUMIDA. ESSA QUANTIDADE É EQUIVALENTE À TODA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS DA ÁFRICA SUBSAARIANA E SUFICIENTE PARA ALIMENTAR 870 MILHÕES DE PESSOAS”,
“NAS REGIÕES INDUSTRIALIZADAS, QUASE METADE DA COMIDA DESCARTADA, CERCA DE 300 MILHÕES DE TONELADAS ANUAIS, AINDA PODE SER CONSUMIDA. ESSA QUANTIDADE É EQUIVALENTE À TODA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS DA ÁFRICA SUBSAARIANA E SUFICIENTE PARA ALIMENTAR 870 MILHÕES DE PESSOAS”,
A CAMPANHA DESTE ANO PARA O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE CONVIDA VOCÊ A AGIR NA SUA COMUNIDADE E PERCEBER O PODER DAS DECISÕES COLETIVAS PARA REDUZIR O DESPERDÍCIO, ECONOMIZAR RECURSOS, MINIMIZAR O IMPACTO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E FORÇAR MUDANÇAS NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS PARA TORNÁ-LOS MAIS EFICIENTES. NÃO FAZ SENTIDO, ECONOMICAMENTE, AMBIENTALMENTE E ETICAMENTE, DESPERDIÇAR ALIMENTOS”

ESSE TEXTO ENCENADO PELA ALUNA TAMIRES DO
 8ºANO F DA ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ MARIA AMÁLIA NA APRESENTAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE:

O BICHO
Manuel Bandeira
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem!

 
ESSE POEMA “O BICHO” DO MANOEL BANDEIRA ME TOCA PROFUNDAMENTE ... AO MESMO TEMPO QUE ELE É ANTIGO ELE SE TORNA ATUAL DIANTE DA PRECARIEDADE DAS MISÉRIAS HUMANAS : A DA FOME , A DO EGOÍSMO, A DA INDIFERENÇA, A DO DESCASO COM O OUTRO, A DA IRRESPONSABILIDADE COM O OUTRO.
NESSA SEMANA DO MEIO AMBIENTE CUJO TEMA É CONTRA O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS, ELE  NOS CHAMA A A TENÇÃO PELOS SEGUINTES MOTIVOS SEGUINTES MOTIVOS :
1-   QUANDO O MANOEL BANDEIRA CHAMA O HOMEM DE BICHO – ELE ESTÁ ESTARRECIDO COM A SITUAÇÃO, POIS NÃO É DE SE IMAGINAR QUE UM SER HUMANO CHEGARIA A TAL PONTO  - TEORICAMENTE O SER HUMANO NÃO CATA COMIDA – ELE COME COM GARFO E FACA SENTADO À UMA MESA.
2-   O FATO É QUE O HOMEM É UM BICHO MESMO – E É O BICHO MAIS ESTRANHO DO PLANETA TERRA, É SÓ ANALISARMOS SUAS ATITUDES COM AS DOS ANIMAIS DITOS “IRRACIONAIS” E VEREMOS QUANTO PODER E RASTRO DESTRUIÇÃO TEM DEIXADO EM SEU MEIO AMBIENTE.
3-   NÃO ME COMOVE O FATO DE DISPENSAREM NAVIOS, HELICÓPTEROS, PARA TENTAR SALVAR UMA BALEIA ENCALHADA, NO MEIO DO ÁRTICO , ENQUANTO A CADA 3 SEGUNDOS UMA PESSOA MORRE DE FOME NO MUNDO. NÃO SERIA MAIS COMOVENTE TENTAR SALVAR AS VIDAS DO BICHO-HOMEM?
4-   ME ENTRISTEÇO QUANDO VEJO O BICHO-HOMEM NA ÁFRICA , NA ÍNDIA, AFEGANISTÃO , BANGLADESH,AQUI MESMO NO BRASIL,  ALÍ  PERTO  NA NOSSA CALÇADA -  AINDA EM ESTADO PRECÁRIO, MORRENDO DE FOME, DE FRIO.
5-   QUASE TODOS OS DIAS EU VEJO UM “BICHO CACHORRO” ENTUPIDO GLAMOUR, ROUPINHAS CARAS ,MÉDICO VETERINÁRIO ... E ME LEMBRO QUANTAS CRIANÇAS ESTÃO AGORA SEM UM BRINQUEDO, SEM ROUPAS ADEQUADAS, SEM UM LAR DECENTE , OU PIOR   ESTÃO COM FOME OU MORRENDO DE FOME..
SE A CADA 3 SEGUNDOS UMA PESSOA MORRE DE FOME NO MUNDO, VAMOS CONTAR : 1,2,3  ..... LÁ SE FORAM 3 SEGUNDOS- UMA PESSOA ACABA  DE MORRER DE FOME EM ALGUM LUGAR DO MUNDO .

     _______________________________________________

A CIÊNCIA MOSTRA QUE O ESTILO DE VIDA ATUAL DA HUMANIDADE É INSUSTENTÁVEL

“O CONSUMO E A PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL NÃO É APENAS CONSUMIR MENOS, MAS TAMBÉM FAZER MAIS E MELHOR COM MENOS. É SOBRE O AUMENTO DA EFICIÊNCIA DOS RECURSOS, PROMOVER ESTILOS DE VIDA SUSTENTÁVEIS E CONTRIBUIR PARA A REDUÇÃO DA POBREZA”

     FAÇA SUA PARTE ! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário