domingo, 28 de abril de 2013

QUEM FOI A “IRMÃ MARIA AMÁLIA”, QUE DEU O NOME A NOSSA ESCOLA / Típica holandesa de olhos azuis, foi uma das fundadoras do Colégio São Francisco ( prédio da atual FENORD). O seu nome franciscano era Irmã Maria Amália, porém o seu nome de origem holandesa, jamais se soube. / A Irmã Maria Amália dirigiu o Colégio São Francisco que recebia alunas da cidade de Teófilo Otoni e das cidades vizinhas

QUEM FOI A “IRMÃ MARIA AMÁLIA”, QUE DEU O NOME A NOSSA ESCOLA
 
IRMÃ MARIA AMÁLIA ( AO CENTRO DA FOTO)

   
     Típica holandesa de olhos azuis, foi uma das fundadoras do Colégio São Francisco ( prédio da atual FENORD).
     O seu nome franciscano era Irmã Maria Amália, porém o seu nome de origem holandesa, jamais se soube.
      Chegou em Teófilo Otoni, acompanhada das irmãs Guilhermina, Aniceta e Lambertina, também holandesas. Vieram como missionárias . Foram verdadeiras heroínas, vindo de um país como a Holanda , praticamente retrocederam no tempo, chegando a cavalo na cidade, por suas ruas ainda sem calçamento; não sabendo falar português, foram acolhidas pela família do Dr Teodolino Pereira ( que foi prefeito da cidade) com o auxílio do Frei Dimas que também era de origem holandesa.
     A Irmã Maria Amália dirigiu o Colégio São Francisco que recebia alunas da cidade de Teófilo Otoni e das cidades vizinhas , ainda naquela época  era apenas para mulheres no regime de internato e externato. Dirigiu o colégio com “mãos-de-ferro”, era rígida quando se tratava de disciplina. Prezava por uma educação integral, preocupando-se muito com a formação cívica e religiosa das alunas.       “Foi mestra, foi ressonância. Propunha a educação integral buscando informar e formar, cogitar e refletir, descobrir e constatar. Era o seu método, sua fórmula como professora e diretora, exercendo a autoridade como medida, a disciplina como pauta, a cidadania, como razão.”

     Além de diretora , era uma grande psicóloga, exímia professora de matemática, ciências, psicologia, música e canto.    
    
     Muitas personalidades da cidade de Teófilo Otoni, tem ligação com o saudoso colégio São Francisco. “Marcou a cultura do nordeste mineiro, pela influência e revisão de valores. Multiplicou-se em discípulos e continua entre nós porque é a “Irmã Maria Amália”: presença na História da educação de um tempo, símbolo cultural no templo da educação.”
     No prédio da FENORD, na sua entrada, há uma estátua em homenagem à Irmã Maria Amália, eternizando sua memória, dignificando o seu exemplo de pessoa e educadora ,bem como por sua contribuição para a cidade de Teófilo Otoni.

TEXTO ELABORADO POR MARIZETE CAJAÍBA
Colaboração: Mercês Schade, Fany Moreira
      Guiomar Sant’Anna Murta

quarta-feira, 24 de abril de 2013

VALORES HUMANOS : A IMPORTÂNCIA DE TER CONSCIÊNCIA DOS SEUS ATOS , DE SUAS ESCOLHAS E AS CONSEQUÊNCIAS PARA VOCÊ E AQUELES QUE O CERCAM. - “SABER VIVER” É SEMPRE UM GRANDE DESAFIO, EXIGE FAZER “BOAS ESCOLHAS”. / JÁ APARECEU AQUELE SINAL DE ALERTA , DIZENDO QUE HÁ ALGO ERRADO EM SUAS ATITUDES ?! CONSCIÊNCIA : VOCÊ TEM DADO OUVIDOS À ELA? TEM ESCUTADO O QUE TE CONDENA ? ENTENDER E OBEDECER A VOZ DA CONSCIÊNCIA



VALORES HUMANOS...
SABER VIVER   É SEMPRE UM GRANDE DESAFIO,
EXIGE FAZER BOAS ESCOLHAS


AMADO, NÃO SIGAS O MAL, MAS O BEM. QUEM FAZ O BEM É DE DEUS; MAS QUEM FAZ O MAL NÃO TEM VISTO A DEUS.
3 João 1 , 11

 ELABORADO POR MARIZETE CAJAIBA


OBJETIVO : DESPERTAR SUA ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DE TER   CONSCIÊNCIA DOS SEUS ATOS , DE SUAS ESCOLHAS E AS CONSEQUÊNCIAS PARA VOCÊ E AQUELES QUE O CERCAM.


“SABER VIVER” É SEMPRE UM GRANDE DESAFIO,
EXIGE FAZER “BOAS ESCOLHAS”.

A questão de “Saber viver” é sempre um grande desafio, exige fazer boas escolhas, e escolhas temos que fazer todos os dias.
Para fazer boas escolhas é preciso ter sabedoria, com sabedoria a possibilidade de errar diminui muito.

SABER VIVER

QUAIS SÃO OS SINAIS DE QUE  VOCÊ SABENDO VIVER A VIDA?
Saber viver é deixar-se conduzir pela ação de Deus, Ele fala com as pessoas e de fato é o verdadeiro caminho, a verdade e a vida, como diz a própria bíblia.

SABE QUANDO VEM AQUELE VAZIO?
AQUELA FALTA DE SENTIDO?
NA VERDADE O QUE É QUE ESTÁ FALTANDO?
Muitas vezes, o que falta é SABER VIVER : você pode estar sem rumo , sem direção ... por isso a vida perde o sentido . A tristeza toma conta, as coisas ruins começam a acontecer, o relacionamento com os pais está em crise, na escola o rendimento está ruim ... o que mais pode acontecer a você ?!
Isso mesmo, é assim que pensamos quando tudo vai mal ... sempre nos colocamos no papel de vítima, de coitadinhos ... mas e aí, o que você tem feito por você mesmo ? O que você tem feito por aqueles que o amam e cuidam de você ( ou pelo menos tentam)?!

JÁ APARECEU AQUELE SINAL DE ALERTA , DIZENDO QUE HÁ ALGO ERRADO EM SUAS ATITUDES ?!
Muitas vezes, aparece uma “vozinha” que  nos alerta quando não estamos fazendo boas escolhas para nossa vida :  é a consciência. VOCÊ TEM DADO OUVIDOS À ELA? TEM ESCUTADO
 O QUE TE CONDENA ?

            CONSCIÊNCIA

 Consciência significa ter ciência, ou seja, percepção de alguma coisa.  É UM SENTIMENTO OU PERCEPÇÃO DO QUE SE PASSA EM NÓS; VOZ SECRETA DA ALMA QUE APROVA OU REPROVA AS NOSSAS AÇÕES.
Todos nós ouvimos essa voz que parece falar ao pé do ouvido, às vezes insistente, que nos mostra sempre o melhor caminho a seguir.
Esta é a voz secreta da alma, a voz da consciência.
Todos têm uma consciência.
Ela nos faz sentir vergonha quando fazemos algo errado
e nos faz sentir felizes quando realizamos alguma coisa boa.
Ela é um alerta, uma indicação de caminho, uma direção.
É a voz silenciosa de Deus no seu intimo ... que nada mais é que a transmissão da mensagem de Dele para você.
A consciência nos alerta dos perigos da estrada da vida,nos faz refletir sobre as atitudes e  nos mostra sempre o caminho do bem.
QUEM APRENDE A PERCEBER A   CONSCIÊNCIA ...
Quem tem  consciência sofre quando causa  dor , sofrimento, decepção em  alguém, não fica feliz enquanto não repara o erro que cometeu.
Quem tem  consciência sofre quando entende que as escolhas que está fazendo, está produzindo efeitos negativos, ou nocivos a si mesmo, aos pais ou  a um amigo...
Por isso, é importante “entender e obedecer a voz da consciência”.


ENTENDER E OBEDECER A VOZ DA CONSCIÊNCIA

PERGUNTAS PARA REFLETIR :

- SERÁ QUE TENHO ESCUTADO  A VOZ DE DEUS  QUE FALA EM MEU CORAÇÃO ?


- PROCURO NO MEU DIA A DIA UM MOMENTO PARA ENCONTRAR COM DEUS ?  (ORAÇÃO )

- SOU CAPAZ DE ESCUTAR O QUE ME DIZEM AS PESSOAS, ESPECIALMENTE OS MEUS FAMILIARES?

- OS SENTIMENTOS, AS ALEGRIAS, AS TRISTEZAS, DAS PESSOAS QUE ESTÃO A MINHA VOLTA
SÃO IMPORTANTES PARA MIM?

-  ESCUTO QUANDO AS PESSOAS APONTAM MEUS ERROS, MINHAS FRAQUEZAS, MINHAS FALHAS ?   
OU ARRANJO DESCULPAS , OU CULPO AOS
OUTROS PELAS MINHAS FALHAS ?


Para viver a verdade é preciso romper com a mentira, é preciso admitir os  erros,
admitir as fraquezas.


Obedecer a voz da consciência é obedecer a vontade de Deus.
E estar mais perto de Deus é sempre nosso melhor e maior benefício nesta jornada
chamada vida.


ORAÇÃO  :


SENHOR ,  PEÇO FORÇA PARA OUVIR A SUA VOZ E FAZER SEMPRE A VOSSA VONTADE .


Ajuda-me a compreender a minha consciência

para compreender a  vossa  luz dentro de mim.


SUA MISSÃO : O PROPÓSITO DE MUDAR, MELHORANDO
AS SUAS ATITUDES


DEPOIS DE REVER E ANALISAR SE AS SUA ATITUDES TEM SIDO
BOAS OU MÁS,
FAÇA O PROPÓSITO DE MUDAR, MELHORANDO AS ATITUDES :

PARA COM DEUS, CONSIGO MESMO E COM O PRÓXIMO, COM OS SEUS PAIS, COM SEUS IRMÃOS, AMIGOS, COLEGAS, “PROFESSORES” ...
ENFIM A TODOS QUE CONVIVEM COM VOCÊ .

FAÇA BOAS ESCOLHAS, E TENHA BOAS ATITUDES.

PARTICIPE DE COISAS BOAS, QUE LHE TRAGAM MAIS COISAS BOAS.

MÚSICA PARA FINALIZAR A REFLEXÃO :

É PRECISO SABER VIVER

Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver

Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver
É preciso saber viver
E preciso saber viver


PARA SORRIR UM POUCO :






GLOBALIZAÇÃO : INTERDEPENDÊNCIA DE TODOS OS POVOS E PAÍSES DO NOSSO PLANETA / FATOS QUE CARACTERIZAM O MUNDO GLOBALIZADO / UM DOS MAIS IMPORTANTES FATORES QUE CONTRIBUI PARA A UNIÃO DESSES POVOS É, SEM DÚVIDA, A INTERNET.



GLOBALIZAÇÃO
Elaborado por  Marizete Cajaíba


GLOBALIZAÇÃO OU MUNDIALIZAÇÃO É A INTERDEPENDÊNCIA DE TODOS OS POVOS E PAÍSES DO NOSSO PLANETA, TAMBÉM DENOMINADO "ALDEIA GLOBAL". AS NOTÍCIAS DO MUNDO SÃO DIVULGADAS PELOS JORNAIS, RADIO, TV, INTERNET E OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. COM TODA ESSA TECNOLOGIA A SERVIÇO DA HUMANIDADE, DA A IMPRESSÃO QUE O PLANETA TERRA FICOU MENOR. PODEMOS TAMBÉM OBSERVAR QUE OS BENS DE CONSUMO, A MODA, A MEDICINA, ENFIM A VIDA DO SER HUMANO SOFRE INFLUÊNCIA DIRETA DESSA TAL GLOBALIZAÇÃO
 
     A modernização dos satélites de telecomunicações possibilitou a circulação de informação em tempo real, ou seja, os acontecimentos são transmitidos para qualquer lugar do mundo no exato instante em que estão ocorrendo. Redes de televisão, como a norte-americana CNN ( Cable News Network), transmitem imagens do mundo inteiro, cobrindo os principais acontecimentos. Redes de rádio, como a Britânica BBC( Bristish Broadcasting Corporation ), também cobrem o mundo, emitindo seus programas – músicas, entrevistas, notícias , etc – em diferentes línguas., as TVs por assinatura com quase 200 canais colocam “o mundo” dentro de sua casa, tudo que é visto por outros milhões de telespectadores pode ser visto por você em qualquer lugar , basta ter  uma antena como a SKY por exemplo ou TV a Cabo.   E A INTERNET ?! Essa rede mágica criada nos anos 90 aumentou a capacidade de acessos e as informações não param mais de rodar o mundo.... 
NEM SEMPRE FOI ASSIM ....
        Nos últimos tempos, houve um enorme desenvolvimento dos meios de transporte e telecomunicações  o que permitiu maior aproximação entre as pessoas, tornando mais fácil a comunicação  entre elas.    
 PARA SE TER IDEIA DESSE PROCESSO, SAIBA QUE :
       - Nos anos 60 somente cerca de 25 milhões de pessoas viajavam de avião de um país para o outro, por ano, na década de 90 esse número havia subido para 400 milhões . Quase três milhões de turistas brasileiros viajaram para a Europa no ano passado, segundo a Comissão Europeia de Turismo.
  -  Em 1865, quando o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln foi assassinado, a notícia levou 13 dias para chegar na Europa. Hoje em dia bastam apenas alguns segundos para qualquer notícia cruzar o planeta, seja por telefone, fax, ou pelas redes de televisão ou Internet interligando todo o planeta em torno de um determinado acontecimento - como por exemplo o terremoto no Japão ou um evento esportivo como a copa do mundo ou olimpíadas.
      - Em 1960 foram feitas 2 milhões de ligações telefônicas entre os Estados Unidos e a Europa, atualmente essas ligações chegam a 1 bilhão por ano.  O ano de 2012 não poderia ter sido melhor para Skype. A plataforma de comunicação por VoIp, comprada pela Microsoft, cresceu bastante e registrou um recorde de tráfego com o crescimento de 44% na utilização do serviço. Os números são bem impressionantes: a quantidade de chamadas realizadas no Skype no ano passado foi o equivalente a cerca de um terço das ligações internacionais feitas em todo o mundo, afinal, o Skype pode ser o mais conhecido aplicativo deste ramo - ou seja, a tendência é de que os aplicativos para PC e smartphone continuem em uma crescente nos próximos anos.
- Em 1950 eram necessárias 18 horas para um avião comercial cruzar o oceano Atlântico, fazendo a rota   Nova York - Londres ,  na década de 90 essa rota era feita em média de 8 horas , atualmente , por um avião supersônico (atinge mais de duas vezes a velocidade do som )esse trajeto é feito em apenas 3 horas , e a tendência é que esse tempo reduza ainda mais.  ( A Força Aérea norte-americana realizou um voo de teste sobre o Oceano Pacífico com o seu avião supersônico não tripulado X-51A WaveRider, que é capaz de atingir a velocidade de 6  vezes a velocidade do som  - isso quer dizer que -  o WaveRider poderá viajar de Londres a Nova Iorque em menos de uma hora.
 A Força Aérea norte-americana tenciona desenvolver esta tecnologia para transportar mísseis ou aviões para qualquer parte do mundo em poucos minutos, não dando tempo aos inimigos para reagir. Para além da
velocidade, as aeronaves supersônicas voarão a grande altitude, fora do alcance do fogo inimigo ou mesmo de um míssil.)


FATOS QUE CARACTERIZAM O MUNDO GLOBALIZADO :
  1- O MUNDO SE MANTÉM INTERLIGADO :
Telefones fixos e celulares , rádios, televisões e cada vez mais pessoas fazem parte da rede de computadores, como a  Internet., que a partir dos anos 1980 conectou vários lugares do mundo onde informações de todos os tipos são trocadas, produtos são vendidos, pessoas se conhecem e mantém contato.   Aviões levam pessoas de um ponto a outro da Terra em poucas horas, através do GPS (  monitoramento por  satélite), localiza-se uma rua, um apartamento ou um carro roubado em qualquer lugar do mundo. As redes sociais como  Twiter, Facebook, Orkut , unem milhões de pessoas .Um site de busca, como o Google, recebe dos internautas  em todo o mundo mais de um bilhão de acessos diariamente; o YOU TUBE veio para afirmar ainda mais esse processo de globalização, pois um vídeo descoberto na China, que chame um pouco mais a atenção, passa a rodar o mundo pela internet e depois ainda aparece em noticiários da TV,  é copiado em celulares e passado para outros amigos e assim por diante .... 
O novo videoclipe de Psy, autor do sucesso mundial "Gangnam style", já superou 50 milhões de visitas no YouTube e bateu o recorde para o número de visitas em 24 horas.

"Gentleman" (o novo single do cantor sul-coreano, entrou no ar no sábado ,13 de abril de 2013 às 9h e nas primeiras 24 horas atingiu a marca de 20 milhões de acessos. O recorde até agora pertencia ao cantor Justin Bieber, com o vídeo "Boyfriend", de maio de 2012 e foi visto oito milhões de vezes em 24 horas.

 UM DOS MAIS IMPORTANTES FATORES QUE CONTRIBUI PARA A UNIÃO DESSES POVOS É, SEM DÚVIDA, A INTERNET


É impossível falar de globalização sem falar da Internet, que a cada minuto nos proporciona uma viagem pelo mundo sem sair do lugar. Dentro da rede conhecemos novas culturas, podemos fazer amizades com pessoas que moram horas de distância, trabalhamos e ainda podemos nos aperfeiçoar cada vez mais nos assuntos ligados a nossa área de interesse, através dela, milhões de negócios são fechados por dia.

2-             ATUALMENTE TUDO O QUE ACONTECE NUM PAÍS INTERESSA AOS OUTROSPor exemplo , se os cientistas dos Estados Unidos ou do Japão, inventarem um novo tipo de robô ou de computador, os outros países certamente usarão essa tecnologia.  Um ritmo musical brasileiro , como o de Michel Teló ( Delícia)  ou
 Astro de futebol  Neymar com seu corte de cabelo exótico que influenciou milhões de crianças e adolescentes.

Não podemos deixar o tão falado e imitado corte de cabelo do também mega star Justin Bieber; filmes de sucesso americanos -  logo se espalha por outras regiões do globo , como CREPÚSCULO , AVATAR  ou 2012 ( que deixou todo mundo preocupado com o fim do mundo) , o Filme Os Vingadores, ou as Aventuras de PI -  catástrofes como o terremoto no Japão, ou o acidente na Boate Kiss em Santa Maria comoveram milhões de pessoas; a figura do presidente OBAMA é notória em qualquer parte do mundo  e suas decisões ou atitudes interessa a todos os países ,pelo forte poder de influência que ainda exerce no mundo, etc .
3-  “UNIFORMIZAÇÃO DE HÁBITOS :
Com o progresso das comunicações e dos meios de transporte, o mundo perdeu suas fronteiras. Hoje, é ­muito mais fácil e rápido falar com qualquer pessoa,em qualquer canto do planeta, via telefone, fax ou pela internet. E é também muito fácil trazer ou levar qualquer produto de qualquer tamanho e peso para onde se quiser.  
    Diante disso tudo, os hábitos das pessoas mudaram, radicalmente. E mudaram no sentido de levá-las a terem comportamentos cada vez mais parecidos em todo o mundo. .     Hoje, no Japão, nos Estados Unidos, no Brasil ou na Alemanha as pessoas comem alimentos semelhantes assistem programas de TV semelhantes, vestem roupas semelhantes e usam linguagens semelhantes. Isso quer dizer que as pessoas estão ficando cada vez mais semelhantes. Em qualquer região do  planeta, cada vez mais pessoas comem os mesmos alimentos industrializados, vestem as mesmas roupas, ouvem músicas semelhantes e assistem aos mesmos filmes, possuem os mesmos ídolos, etc .
Observa-se essa evidente homogeneização ( uniformização)  cultural ao analisarmos o consumo de hambúrgueres, pizzas, sorvetes, iogurtes, refrigerantes, cigarros, jeans, tênis, CDs, celulares, etc  -  em quase todos os países consomem-se os mesmos produtos, das mesmas marcas e modelos iguais – a moda dita as regras . Trata-se de uma população mundial que  mesmo com suas diferenças culturais, sociais ou religiosas -  consome e reconhece como   “seus”  os mais diversos produtos das mais diversas partes do globo , por isso dizemos que agora são produtos globalizados . Certos tipos de produtos como os jeans, tênis, refrigerantes, sanduíches, rádios, celulares, computadores, brinquedos, eletrodomésticos, automóveis   - entre outros – das mais diversas marcas, costumam ser encontrados em diversos países do mundo.

Tomemos por base o seguinte: Hoje, no Japão, nos Estados Unidos, no Brasil ou na Alemanha,   em muitos países é comum os jovens usarem calças jeans, bem como beberem Coca-cola e Pepsi-cola, comerem hambúrgueres e assistirem a programas da MTV (Music Television).També­m é usual estudarem inglês, e se comunicarem usando termos dessa língua como hello, OK , Yes ou good bye, usararem o facebook, o google, curtirem os mesmos ídolos, etc.

4- DEPENDÊNCIA ENTRE OS PAÍSES : (interdepedência)

Para suprir parte de suas necessidades alguns países importam  café, soja, minérios e outros exportam aviões, máquinas, produtos químicos, outros ainda importam trigo e exportam petróleo,e assim por diante. . .  Existem também empresas multinacionais, que possuem fábricas ou escritórios em quase todos os países, é o caso da Shell, da Ford, da Toyota, da Coca Cola, da FIAT, da Goodyear, da Nike, da Panasonic , da Toshiba, das TVs pagas como a Sky, entre outras. multinacionais, que possuem fábricas ou escritórios em quase todos os países, é o caso da Shell, da Ford,
da Toyota, da Coca Cola, da FIAT, da Goodyear, da Nike, da Panasonic , da Toshiba, das TVs pagas como a Sky, entre outras.
     Muitas delas, produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas, é a fábrica global . Por exemplo : Um tênis NIKE, pode ser projetado nos Estados Unidos, produzido na China, com matéria-prima do Brasil, e comercializado em diversos países do mundo.
   Veja um exemplo dessa interdepedência :
"Um carro esporte Mazda é desenhado na Califórnia, financiado por Tóquio; o protótipo é criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem é feita nos Estados Unidos e no México, usando componentes eletrônicos inventados em Nova Jersey e fabricados no Japão.

GLOBALIZAÇÃO É ESSA GRANDE UNIDADE

            COMO PODEMOS PERCEBER, O MUNDO EM QUE VIVEMOS APRESENTA UMA GRANDE UNIDADE, apesar das diferenças culturais entre uma região e outra, entre um continente e outro, entre um país e outro.
           Essa grande unidade, essa grande interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre recebe o nome de GLOBALIZAÇÃO.  Há uma certa familiaridade com “o diferente”  quando milhões de pessoas em todo o globo compartilham os mesmos hábitos e costumes mesmo sem se dar conta disso, assim PARECE QUE O PLANETA ESTÁ FICANDO MENOR, pois cada vez mais pessoas assistem a programas semelhantes na televisão, vêem os mesmos filmes, ouvem as mesmas músicas, ficam sabendo em tempo real o  que ocorre em qualquer parte do mundo, isso  meus alunos, é o que chamamos de  globalização.
Você já deve ter conhecido marcas importantes de automóveis  da marca Ford ou Volkswagen sendo reabastecido num posto da Shell, da Texaco ou da Esso, não é m­esmo?E também­ já deve ter visto uma lanchonete da rede McDonald’s na sua cidade ou numa cidade perto da sua. Pois saiba que hoje existe McDonald’s  até mesmo em  Moscou, Pequim, e Nova Delhi. Sabe por quê?
        Porque a loja da rede McDonald’s  é um exemplo de como a globalização vem avançando em todo planeta desde as duas últimas  décadas do século XX. Isso acontece, pois  essa rede de alimentação, de origem norte-americana, conseguiu estabelecer um tipo de comida que agrada milhares de pessoas em todo o mundo. Hoje em dia, é comum  as pessoas terem pouco tempo para cozinhar, e até ­esmo para comer, preferindo se alimentar em lanchonetes onde tudo é fácil e rápido - fast food("alimento rápido"). Em alguns países, como a Índia, a rede teve de fazer algumas adaptações, devido às diferenças culturais.

 A marca McDonald's existe em mais de 120 países. Mais de 30.000 lojas ao redor do mundo servem quase 50 milhões de clientes a cada dia. Mais de 70% dos restaurantes McDonald's são propriedade de empresários locais e são operados pelos mesmos.
Além disso,  a empresa opera outras marcas de restaurantes e lanchonetes ao redor do mundo
Outra razão para o McDonald's ser símbolo de popularidade mundial, é que já patrocinou (e ainda patrocina) entre outros eventos, a Copa do Mundo FIFA, que distribui brindes oficiais em parceria com outro patrocinador de grande escala, a Coca Cola, distribuidora de suas bebidas na maioria das lojas. Dessa forma a McDonald’s é uma empresa transnacional , é  globalizada,contribui para a globalização ,  pois leva vários povos, de vários países a consumirem seus produtos, em lanchonetes padrões, atendimentos padrões e somente com algumas adaptações nos lanches, devido ao aspecto cultural da população do país.

MAS A GLOBALIZAÇÃO  ... TEM SUAS CONSEQUÊNCIAS
Esse fenômeno acirrou as desigualdades sociais e regionais, ou seja, tornou heterogêneo o espaço global. Observa-se uma evidente homogeneização ( uniformização)  cultural , porém, a “integração” é relativa, porque existem áreas que estão praticamente fechadas ou estabelecem relações inexpressivas com o mundo, por exemplo, o continente africano e a Amazônia do Brasil. Esses espaços estão à margem dos grandes fluxos de pessoas e capitais.
O fenômeno da globalização levou o progresso para  a economia de determinados países, enquanto outras permaneceram economicamente estagnadas ou tiveram suas situações agravadas pelo processo.

Portanto, a globalização é um fenômeno não apenas cultural ou econômico , é sobretudo  geográfico .
Essa globalização organizou o mundo sob o comando de  “uma rede de informação” , trazendo facilidades  e vantagens para os negócios mundiais estabelecido entre a grandes empresas e ao mesmo tempo aprofundou as disparidades sociais e regionais que já existiam entre países ricos e países pobres.. Vejam estes dados :
"Mais de 2 bilhões de indivíduos estão excluídos dos benefícios básicos da modernidade, como habitação, saneamento e garantia de nutrição". "Apenas quatro americanos  juntos têm uma fortuna superior a 600 milhões de pessoas. (...)
A globalização pode acarretar uma uniformidade imposta pela mídia que, controlando os grandes meios de comunicação social, impõem comportamentos e estilos de vida - uniformizam sim, hábitos e costumes,  mas  não reduzem a desigualdade social. Na realidade, há países globalizantes( desenvolvidos)  e outros globalizados ( subdesenvolvidos) Os primeiros mandam no processo, os outros são arrastados. "Globaliza-se a miséria, mas não o verdadeiro progresso. Os capitais circulam livremente, mas as pessoas não. Prioriza-se a   competitividade, em vez da solidariedade".   

(  ESSE ESTUDO FOI ELABORADO PELA PROFESSORA DE GEOGRAFIA, MARIZETE CAJAIBA DE OLIVEIRA BATISTA, BASEADO EM PESQUISAS FEITAS EM DIVERSAS FONTES NA INTERNET.)

 
GEOGRAFIANDO :   ANÁLISE DE TEXTO  -
ATIVIDADE PARA O PERÍODO DE 29 DE ABRIL   A   03 DE MAIO DE 2013.
a) Leia o texto
b) Dê respostas completas
c) Escreva com capricho

RESPONDA NO SEU CADERNO
1)     “ O mundo” dentro de sua casa...  A facilidade de comunicação conecta o mundo  inteiro.”
a) O que  possibilitou esse fenômeno DA GLOBALIZAÇÃO? 
b) Cite fatos para exemplificar esse fenômeno.
2) NEM SEMPRE FOI ASSIM  ...  “ Nos últimos tempos houve um enorme desenvolvimento dos meios de transporte e telecomunicações.Descreva alguns fatos que demonstrem essa evolução  e a facilidade de comunicação .
3) Sabemos que o mundo todo se mantém interligado na atualidade . Cite exemplos de instrumentos de comunicação e meios de transporte que possibilitam essa ligação entre os povos do mundo. Comente
4) Atualmente, tudo que acontece num país interessa aos outros . Exemplifique e explique.
5 ) Com a globalização passou a existir uma uniformização de hábitos. Como podemos entender essa afirmativa? Cite exemplos.
6)  Qual é a “verdadeira verdade” sobre a globalização ?
7) Escrevam  um texto para demonstrar como uma pessoa em seu dia a dia faz parte de um mundo globalizado, através dos produtos que usam, dos alimentos que consomem, dos filmes que assistem ,dos ídolos internacionais...etc
8)  ILUSTRAÇÃO
Você deverá demonstrar através de ilustrações “ o mundo globalizado” . Em cada figura deverá haver  uma explicação por qual motivo ela representa a globalização.

- GEOGRAFIA - EMIMA – 8º ano – 1º bimestre – 2013 /  professoras : Marizete / Leila
Escola Municipal Irmã Maria Amália – Teófilo Otoni – MG
“Muito além da sala de aula na construção da paz”
“É GENTE CUIDANDO DE GENTE”

terça-feira, 23 de abril de 2013

DE 29 DE ABRIL A 03 DE MAIO : RECESSO ESCOLAR NA ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ MARIA AMÁLIA NESSE PERÍODO TODOS OS PROFESSORES DE CADA CONTEÚDO,DARÃO ATIVIDADES PARA SEREM REALIZADAS EM CASA.




DE 29 DE ABRIL A 03 DE MAIO :

RECESSO ESCOLAR NA ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ MARIA AMÁLIA
NESSE PERÍODO TODOS OS PROFESSORES DE CADA  CONTEÚDO,DARÃO ATIVIDADES PARA SEREM REALIZADAS 
EM CASA.
ENTÃO , MÃOS- À-OBRA ALUNOS .
ESTUDEM  BASTANTE E COLOQUEM TUDO EM DIA.
NÃO DEIXEM ACUMULAR TAREFAS PARA A ÚLTIMA HORA,
 OU PARA O FINAL DE SEMANA.

MULTINACIONAIS BRASILEIRAS / DAS 100 EMPRESAS DOS MERCADOS EMERGENTES QUE SE TORNARAM MULTINACIONAIS, 14 SÃO BRASILEIRAS / AS EMPRESAS BRASILEIRAS TÊM REALIZADO ALTOS INVESTIMENTOS EXTERNOS E ESTÃO ATUANDO, ATRAVÉS DE INSTALAÇÕES DE FILIAIS, EM DIVERSOS PAÍSES. /


GEOGRAFIANDO – atividade  - texto para análise
1) LEIA O TEXTO
2) ANOTE  NO SEU CADERNO AS INFORMAÇÕES CONTENDO OS DADOS MAIS IMPORTANTES  SOBRE AS MULTINACIONAIS  BRASILEIRAS.

TRANSNACIONAIS VERDE-AMARELAS  SE  EXPANDEM

MULTINACIONAIS BRASILEIRAS : NOVAS EMPREENDEDORAS
 NO MERCADO INTERNACIONAL
A expansão das empresas brasileira

EMPRESAS TRANSNACIONAIS SÃO CARACTERIZADAS POR POSSUÍREM MATRIZ EM UM PAÍS DE ORIGEM E ATUAREM EM OUTRAS NAÇÕES POR MEIO DA INSTALAÇÃO DE FILIAIS. ESSAS EMPRESAS SURGIRAM NO FINAL DO SÉCULO XIX, ENTRETANTO, SÓ OBTIVERAM DESTAQUE NO CENÁRIO MUNDIAL APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1945).
A MAIORIA DESSAS EMPRESAS TEM ORIGEM (MATRIZ) NOS PAÍSES DA UNIÃO EUROPEIA, ESTADOS UNIDOS, CANADÁ E JAPÃO. 
NO ENTANTO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS OS PAÍSES EMERGENTES TÊM EXPANDIDO DE FORMA EXPRESSIVA SUAS EMPRESAS POR VÁRIOS PAÍSES DO PLANETA. NO BRASIL ESSE PROCESSO TEM SE INTENSIFICADO DE FORMA SIGNIFICATIVA, SENDO IMPULSIONADO PELO ATUAL CENÁRIO ECONÔMICO NACIONAL E GLOBAL, ALÉM DO 
FORTALECIMENTO DO REAL.

AS EMPRESAS BRASILEIRAS TÊM REALIZADO ALTOS INVESTIMENTOS EXTERNOS E ESTÃO ATUANDO, ATRAVÉS DE INSTALAÇÕES DE FILIAIS, EM DIVERSOS PAÍSES
Num período de 30 anos (1970 a 2000) o número de empresas transnacionais brasileiras atuando no exterior passou de 70 para 350.
Várias transnacionais possuem filiais no Brasil (Coca-Cola, McDonald’s, Nokia, Unilever, entre tantas outras). Porém, durante a década de 1970, as primeiras empresas brasileiras passaram a atuar em outros países. A necessidade de expandir o mercado consumidor impulsiona as empresas brasileiras, que atuam nos segmentos de construção civil, alimentício, mineração, aviação, logística, tecnologia da informação, cosméticos, peças de automóveis, etc. Ao todo são mais de 300 grupos brasileiros com filiais em outros países, faturando cerca de 1 bilhão de dólares por ano.
ENTRE AS PRINCIPAIS REPRESENTANTES DO BRASIL NO MERCADO INTERNACIONAL ESTÃO: Vale (mineração), Petrobras (petróleo e gás), Gerdau (aço), Embraer (aviação), Votorantim (diversificada), Camargo Corrêa (diversificada), Odebrecht (construção e petroquímica), Aracruz (celulose e papel), Tigre (construção), ALL (logística), Perdigão (alimentícia), Natura (cosméticos), Sadia (alimentícia), Itautec (tecnologia da informação), Sabó (peças de automóveis), WEG (máquinas e equipamentos) entre outras.
 
     DAS 100 EMPRESAS DOS MERCADOS EMERGENTES QUE SE TORNARAM MULTINACIONAIS, 14 SÃO BRASILEIRAS
     As transnacionais brasileiras mantêm subsidiárias principalmente na América Latina (46%), Europa (21%) e América do Norte (17%).

      No Brasil, a multinacionalização aconteceu com quase um século de atraso em relação a empresas  européias e americanas, que tiveram seu processo iniciado após a primeira Guerra Mundial. Todavia,este processo vem crescendo vigorosamente nos últimos anos,impulsionado principalmente pelos cenários econômicos naciona le internacional favoráveis e pela valorização do Real.
     AS EMPRESAS BRASILEIRAS EMPREGAM 77 MIL PESSOAS NO EXTERIOR – número  idêntico  ao total de empregados apenas  do grupo farmacêutico suíço Roche no exterior, ou seja, estamos ainda engatinhando.
-  885 EMPRESAS BRASILEIRAS INVESTEM EM 52 PAÍSES,( OU SEJA SÃO EMPRESAS MULTI OU TRANSNACIONAIS) o que indica que também  pequenas e médias companhias começam a se instalar no exterior.
     AS EMPRESAS BRASILEIRAS MAIS TRANSNACIONALIZADAS ESTÃO NOS SETORES DE SIDERURGIA, CONSTRUÇÃO PESADA, MINERAÇÃO, AUTOPEÇAS E CARROCERIAS, MOTORES, AVIAÇÃO, PAPEL E CELULOSE, CIMENTO, PETROQUÍMICA, COSMÉTICOS, ALIMENTOS E CERÂMICAS.
  - O Brasil passou a ser o segundo maior investidor externo entre nações em  desenvolvimento , somente atrás de Hong Kong.
- AS MULTINACIONAIS BRASILEIRAS AINDA SÃO BASICAMENTE  “EMPRESAS REGIONAIS”. Das 20 maiores, dez concentram suas atividades na América Latina.
- A internacionalização tem sido liderada pela Vale, Petrobras e outras  companhias de recursos naturais, que detêm 70% do estoque total de investimentos estrangeiros diretos brasileiros, de US$108 bilhões no exterior.
- OITO DAS VINTE MAIORES BRASILEIRAS DECLARARAM QUE ESPANHOL E/OU INGLÊS SÃO LÍNGUA OFICIAL, JUNTAMENTE COM O PORTUGUÊS.
  - OS PRINCIPAIS MOTIVOS QUE JUSTIFICARIAM  A FORTE EXPANSÃO seriam a aproximação e ampliação dos mercados  de consumo, a valorização da nossa moeda nacional, o Real  (R$) e a valorização da marca e as crises no mercado americano  e europeu
NUM ESTUDO COM AS 100 EMPRESAS DE MERCADOS EMERGENTES QUE MERECEM ATENÇÃO, HÁ 12 COMPANHIAS BRASILEIRAS LISTADAS: Braskem, Coteminas, Embraco, Embraer, Gerdau, Natura, Perdigão, Petrobrás, Sadia, Vale do Rio Doce, Votorantim e Weg.

A EMBRAER é hoje a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo e a primeira no segmento de jatos regionais. Após ultrapassar sua principal concorrente, a canadense Bombardier, a companhia brasileira agora começa a incomodar as gigantes Boeing e Airbus com novos jatos para até 118 passageiros.
-A  GERDAU, que tem usinas nos Estados Unidos e no Canadá , é um dos maiores grupos siderúrgicos desse país, atualmente, 30% de seu faturamento total vem do exterior.
- Outra empresa brasileira que já está consolidada no mercado internacional é a gaúcha MARCOPOLO, fabricante de ônibus. Iniciou suas operações no início da década de 70, e hoje mais de 50% de seu faturamento vem de terras estrangeiras. Está presente na Colômbia, no México, na Argentina, na África
do Sul e na China. A Marcopolo aprendeu a conhecer um pouco mais as diferentes culturas de seus clientes e a adaptar os produtos , por exemplo : para os países muçulmanos,  fabrica ônibus com duas entradas e compartimentos separados para homens e mulheres. Já vendeu mais de 5.000 unidades como essas.
 AMBEV (Companhia de Bebidas das AméricaS) : Na onda de internacionalização das empresas, a AmBev, a quarta maior cervejaria do mundo, está investindo pesado na América Latina. Recentemente, ampliou ainda mais sua força na região com a compra de 37% da participação da tradicional fabricante de cerveja Quilmes, da Argentina
PERDIGÃO S.A.:  é uma empresa brasileira de alimentos frigoríficos sediada em Santa Catarina pertencente à BRASIL FOODS. A Perdigão S.A. adquiriu nos últimos anos um dos mais elevados faturamentos comprando diversas indústrias do setor de alimentos tais como a Batavo S.A. e recentemente fechou acordo com a Sadia uma maiores empresas de processamento de alimentos do Brasil, que se tornou subsidiária da empresa. Os proprietários formaram o grupo BRASIL FOODS S.A (BRF) a mais nova gigante do setor alimentício do país.
VOTORANTIN: Organizados em três segmentos – Industrial, Financeiro e Novos Negócios – os negócios do Grupo Votorantim se caracterizam pela diversificação. Produtos: Alumínio (lingotes, tarugos, vergalhões, chapas e folhas); Níquel; Zinco (Zinco SHG, óxido de zinco, pó de zinco, grânulos de zinco, chumbos, Zamac e ligas especiais). Marcas: CBA, USZinc e Votoral.  FUNCIONÁRIOS: 10,3 MIL.
EMPRESAS DO GRUPO : Brasil: 5 unidades industriais (1 de alumínio, 2 de níquel e 2 de zinco) e 7 unidades de mineração e beneficiamento (3 de alumínio, 2 de níquel e 2 de zinco); Peru: 1 metalúrgica de zinco e participação acionária em uma mineradora de zinco;  Estados Unidos: 4 metalúrgicas de zinco; China: 1 metalúrgica de zinco.
A EMPRESA SABÓ fornece montadoras com tecnologias desenvolvidas e produtos produzidos em diferentes países. A empresa tem 65% do seu faturamento fora do país e cerca de 25% da sua força de trabalho  nas unidades européias e argentinas.

ENTRE AS OUTRAS EMPRESAS BRASILEIRAS QUE INTERNACIONALIZARAM COM SUCESSO SEUS NEGÓCIOS :
-  Está a CAMARGO CORRÊA CIMENTOS, que detém hoje 46% do mercado argentino.
Grandes grupos nacionais como GERDAU, USIMINAS, ODEBRECHT E MARCOPOLO também já mantêm operações de peso fora do país . --- Recentemente, fusões e parcerias transformaram a fabricante de produtos têxteis COTEMINAS,  FRIGORÍFICO FRIBOI e  AMBEV em líderes mundiais de seus setores.
A TÊXTIL COTEMINAS, por sua vez, formalizou uma sociedade com a norte-americana Springs Industries, denominada Springs Global, para formar  a maior indústria têxtil de artigos de cama e banho do mundo, com vendas correspondentes a 7% do mercado mundial. 


PETROBRAS - uma das mais antigas transnacionais brasileiras,  começou a operar no estrangeiro em 1972, e hoje tem negócios de exploração, refino ou distribuição de combustíveis em 23 países, além do Brasil.
A EMBRAER é hoje a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo e a primeira no segmento de jatos regionais. Após ultrapassar sua principal concorrente, a canadense Bombardier, a companhia brasileira agora começa a incomodar as gigantes Boeing e Airbus com novos jatos para até 118 passageiros.
A VALE , POR EXEMPLO, A MAIOR FORNECEDORA MUNDIAL DE MINÉRIO DE FERRO, ocupa justamente essa posição porque se beneficia da riqueza do solo brasileiro. Apesar de estar presente nos cinco Continentes, a empresa nunca deixará de ter o Brasil como sua principal base de operações..
A EMBRACO ATENDE 20% DO MERCADO MUNDIAL DE COMPRESSORES E CONTA COM OS PRODUTOS MAIS AVANÇADOS TECNOLOGICAMENTE DO MERCADO,  conta com cinco unidades fora do país, inclusive na China, um dos seus principais concorrentes.



ALPARGATAS, DETENTORA DA MARCA DE SANDÁLIAS HAVAIANAS. Com a marca Havaianas no exterior, a Alpargatas desenvolve um agressivo marketing direto com grandes revendas européias e americanas para atingir principalmente consumidores de classe alta.
São Paulo Alpargatas é uma indústria brasileira do ramo de calçados e lonas. Superando inúmeras dificuldades ao longo dos cem anos, a companhia tornou-se uma das maiores indústrias calçadistas do Brasil. Em 2008 adquiriu mais de 60% da Alpargatas Argentina, sua antiga controladora, passando a ser a maior calçadista da América do Sul.
Além das lonas e sandálias, muitas das marcas lançadas ou adquiridas pela Alpargatas tornaram-se bastante populares no Brasil, e até mesmo fora dele. As principais são:
Havaianas, sandália de borracha, Dupé, sandália semelhante às havaianas.
Kichute, tênis de borracha vulcanizada e lona pretas.
Topper, linha de calçados e objetos desportivos.
Rainha, linha de calçados e objetos desportivos.
Mizuno, linha de calçados e objetos desportivos - concessão de produção e venda da marca japonesa.
Timberland, linha de calçados e roupas casuais - concessão de produção e venda da marca americana

A BRASIL FOODS (BRF), criada a partir da compra da Sadia pela Perdigão, é a terceira maior exportadora do país, depois de Vale e Petrobras, com presença em mais de 110 países, e almeja se tornar a maior exportadora de carne processada no mundo nos próximos anos.


TEXTO ELABORADO POR MARIZETE CAJAIBA - PROFFESSORA DE GEOGRAFIA

fontes de pesquisa :
http://www.brasilescola.com/brasil/as-transnacionais-brasileiras.htm
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/8890_MULTINACIONAIS+VERDEAMARELAS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil