sábado, 6 de julho de 2013

RESULTADO DO SIMULADO DO 8º ANO - EMIMA / JULHO DE 2013- CONFIRA E GABARITO E SAIBA QUAL É A SUA NOTA


quinta-feira, 4 de julho de 2013

TEMA : MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE PEGADA ECOLÓGICA / PEGADA ECOLÓGICA é a quantidade de recursos naturais utilizados para manter o nosso estilo de vida. / O PLANETA PEDE SOCORRO / A HUMANIDADE NECESSITA HOJE DE 1,5 PLANETA PARA MANTER SEU PADRÃO DE CONSUMO, COLOCANDO, COM ISSO, A BIOCAPACIDADE PLANETÁRIA EM GRANDE RISCO


TEMA : MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

PEGADA ECOLÓGICA


 
PEGADA ECOLÓGICA É UMA MEDIDA DA ÁREA (EM HECTARES GLOBAIS, QUE ABRANGEM TERRA E ÁGUA) QUE OCUPAMOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS  E RODOVIAS E PARA O CONSUMO DA ÁGUA, DO SOLO PARA PLANTIO AGRÍCOLA, DA VIDA MARINHA E DE OUTROS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A BIODIVERSIDADE DO PLANETA.
Para se obter a Pegada Ecológica também são consideradas a emissão de gases de efeito estufa (principalmente o gás carbônico -CO2) na atmosfera e a presença de poluentes no ar, na água e no solo.
OS RESULTADOS NOS DÃO UMA IDEIA DE COMO UM INDIVÍDUO, CIDADE OU PAÍS UTILIZA OS RECURSOS NATURAIS, CONFORME OS HÁBITOS DE CONSUMO E ESTILOS DE VIDA. ESSE USO DE RECURSOS DEVE SER COMPATÍVEL COM A CAPACIDADE NATURAL DO PLANETA EM REGENERÁ-LOS.
     QUANTO MAIS SE ACELERA NOSSA EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, MAIOR SE TORNA A MARCA QUE DEIXAMOS NA TERRA. ASSIM, PEGADA ECOLÓGICA é a quantidade de recursos naturais utilizados para manter o nosso estilo de vida.
É por exemplo, a quantidade de água que consumimos durante o banho, etc. O problema é que a Terra não consegue repor esses recursos na velocidade com que os utilizamos, e pode caminhar para o esgotamento, caso não mudemos os nossos hábitos, adotando novo estilo de vida.
A PEGADA ECOLÓGICA nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos.  Isto considerando que dividimos o espaço com outros seres vivos e que precisamos cuidar da nossa e das próximas gerações. Afinal de contas, nosso planeta é só um!

O QUE COMPÕE A PEGADA?

A Pegada Ecológica de um país, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinados estilos de vida. Em outras palavras,a Pegada Ecológica é uma forma de traduzir, em hectares (ha), a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade “utiliza” , em média, para se sustentar.

COMO SE CALCULA  A PEGADA ECOLÓGICA?

Para calcular as pegadas foi preciso estudar os vários tipos de territórios produtivos (agrícola, pastagens, oceanos, florestas, áreas construídas) e as diversas  formas de consumo (alimentação, habitação, energia, bens e serviços, transporte e outros). As tecnologias usadas, os tamanhos das populações e outros dados, também entraram na conta.
Cada tipo de consumo é convertido, por meio de tabelas específicas, em uma área medida em hectares. Além disso, é preciso incluir as áreas usadas para receber os detritos e resíduos gerados e reservar uma quantidade de terra e água para a própria natureza, ou seja, para os animais, as plantas e os ecossistemas onde vivem, garantindo a manutenção da biodiversidade.
PEGADA ECOLÓGICA GLOBAL
Estudos mostram que desde o final dos anos 70 a demanda da população mundial por recursos naturais é maior do que a capacidade do planeta em renová-los. Dados mais recentes demonstram que estamos utilizando cerca de 50% a mais do que o que temos disponível em recursos naturais, ou seja, precisamos de um planeta e meio para sustentar nosso estilo de vida atual.
Ao analisar a pegada atual do homem e seu rastro deixado, podemos dizer que esta é uma forma irracional de exploração da natureza, que gera o esgotamento do capital natural mais rápido do que sua capacidade de renovação.
O PLANETA  PEDE   SOCORRO
A HUMANIDADE NECESSITA HOJE DE 1,5 PLANETA PARA MANTER SEU PADRÃO DE CONSUMO, COLOCANDO, COM ISSO, A BIOCAPACIDADE PLANETÁRIA EM GRANDE RISCO. Esta situação não pode perdurar, pois, desta forma, enfrentaremos em breve uma profunda crise socioambiental e uma disputa por recursos.
ATUALMENTE, A MÉDIA MUNDIAL DA PEGADA ECOLÓGICA É DE 2,7 HECTARES GLOBAIS POR PESSOA, ENQUANTO A BIOCAPACIDADE DISPONÍVEL PARA CADA SER HUMANO É DE APENAS 1,8 HECTARE GLOBAL. TAL SITUAÇÃO COLOCA A POPULAÇÃO DO PLANETA EM GRAVE DÉFICIT ECOLÓGICO.
PROJEÇÕES PARA O ANO DE 2050 APONTAM QUE, SE CONTINUARMOS COM ESTE PADRÃO, NECESSITAREMOS DE MAIS DE DOIS PLANETAS PARA MANTERMOS NOSSO CONSUMO.
É NECESSÁRIO UM ESFORÇO MUNDIAL PARA REVERTER ESSA TENDÊNCIA, FAZENDO COM QUE PASSEMOS A VIVER DENTRO DA BIOCAPACIDADE PLANETÁRIA.
E COMO ESTÁ A NOSSA PEGADA ECOLÓGICA ?
ATUALMENTE A PEGADA ECOLÓGICA É 20% MAIOR DO QUE A CAPACIDADE DE REGENERAÇÃO DO PLANETA.
OU SEJA, É NECESSÁRIO MAIS DE UM ANO E DE DOIS MESES PARA A TERRA REGENERAR O QUE É UTILIZADO EM UM ÚNICO ANO..
     Medindo a Pegada Ecológica de uma população (um indivíduo, uma cidade, uma nação, ou toda a humanidade) é possível medir esse impacto e conscientizar a população dos danos causados ao planeta e como recuperar modificando o estilo de vida .
A PEGADA ECOLÓGICA BRASILEIRA É DE 2,9 HECTARES GLOBAIS POR HABITANTE, indicando que o consumo médio de recursos ecológicos pelo brasileiro é bem próximo da média mundial da Pegada Ecológica por habitante, equivalente a 2,7 hectares globais( um hectare equivale mais ou menos ao tamanho de um campo de futebol).
A PRODUÇÃO DE  LIXO É UM GRANDE PROBLEMA DA ATUALIDADE
Um grave problema que enfrentamos hoje é o descarte dos resíduos  (lixo). Restos de alimento e papéis úmidos descartados em
locais inadequados podem se tornar ambientes propícios para a proliferação de vetores de doenças. Os ratos, por exemplo, são os principais responsáveis pela transmissão da leptospirose (pela sua urina).
A reciclagem de plásticos, papéis secos e metais é importante para diminuir os custos e a quantidade de produção desses materiais.
Todos os aparelhos eletrônicos possuem um tempo de vida útil.
Depois disso, ficam inutilizados e se o descarte não for feito de maneira adequada, uma grande quantidade de substâncias tóxicas será lançada no meio ambiente, contaminando a água que bebemos e o solo onde nossos alimentos são produzidos.
Dar um destino correto aos resíduos ( lixo) produzido ajuda a diminuir a pegada ecológica
REFLITA: O QUE VOCÊ E SUA FAMÍLIA  PODE FAZER  PARA REDUZIR A PEGADA ECOLÓGICA?
ADOTAR ESTILOS DE VIDA MAIS EQUILIBRADOS E AMIGÁVEIS COM O MEIO AMBIENTE É FUNDAMENTAL PARA O PLANETA. HÁ MUITAS COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER NO SEU DIA-A-DIA, COISAS SIMPLES, COMO FECHAR A TORNEIRA ENQUANTO ESCOVA OS DENTES, OU DESLIGAR AS LUZES AO SAIR DE UM AMBIENTE... BASTA TER DISPOSIÇÃO E PRESTAR MAIS ATENÇÃO EM SUAS ATITUDES POR MAIS INSIGNIFICANTES QUE SEJA PARA VOCÊ, MAS QUE PORÉM . . .  O PLANETA E A VIDA FUTURA AGRADECEM!

SÃO AS AÇÕES INDIVIDUAIS QUE DESENCADEIAM AS AÇÕES COLETIVAS .   Faça a sua parte!

 
     A Pegada Ecológica faz com as pessoas reflitam  suas atitudes e  tomem ações individuais e coletivas em favor de um mundo onde a humanidade possa viver em equilíbrio com os recursos disponíveis do planeta. Cada pessoa pode calcular o tamanho da própria pegada. FAÇA O TESTE no site http://www.suapegadaecologica.com.br/. As perguntas do questionário são sobre consumo, reciclagem de lixo, meio de transporte, alimentação e outros hábitos. O resultado mede o impacto no planeta das opções que fazemos no dia-a-dia. 

ESTUDO ELABORADO POR MARIZETE CAJAÍBA BASEADO EM PESQUISAS NO SITE:

fonte:

terça-feira, 2 de julho de 2013

ATIVIDADE DE REVISÃO - 8º ANO - GEOGRAFIA - UNIDADE 2 - TEMA 3 : OS FINANCIADORES DA ECONOMIA MUNDIAL ( PÁG 48) / UNIDADE 3 - TEMA 1 : LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO DA AMÉRICA - INÍCIO : PÁG 62 / TEMA 2 : A FORMAÇÃO HISTÓRICA DO CONTINENTE AMERICANO


GEO-ATIVIDADE DE REVISÃO  -  8º ANO - GEOGRAFIA -  EMIMA PROFESSORAS : MARIZETE E LEILA – 2º BIMESTRE - 2013
 


1.        Qual foi o motivo da criação do  FMI e do Bird ( atual Banco Mundial ) ?
2.      Quais as informações solicitadas quanto ao FMI e Banco Mundial : ( pág 48)
a) Funções        b)  empréstimos
3.      Atualmente a atuação do FMI e do Banco Mundial se concentra nos países emergentes. ( pág 49)
a ) Mas , não é tão simples assim, exigem algo em troca. Comente.
b)  O que visam essas políticas?
5.      Em que camada da sociedade recaem essas políticas impostas pelos financiadores da economia mundial? Comente.
6.      Como a OMC ( Organização Mundial do Comércio ) determina as diretrizes básicas do comércio internacional?

UNIDADE 3 -  TEMA 1 : LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO DA AMÉRICA  -   INÍCIO : PÁG 62

7.     Cite os aspectos gerais  do cont. americano. ( extensão/ localização / limites / principais paralelos)
8.     Faça um breve comentário sobre a colonização do cont. americano ( pág 62)
9.     Quantos países possuem o nosso continente?
10.   Quais são os dois critérios mais utilizados para dividir o cont. americano?
11.     De acordo com regionalização a partir do critério ou ponto de vista  GEOGRÁFICO ou seja, de acordo com a localização de suas terras, o continente americano pode ser dividido em três partes. Cite  e caracterize cada uma ( países, e características) – pág 63
a)     América do Norte       b) América Central          c) América do sul

TEMA 2 : A FORMAÇÃO HISTÓRICA DO CONTINENTE AMERICANO
12.   Baseando-se nas informações contidas no quadro 3 ( pág 66) e no quadro 4 ( pág 67) , Cite as características , diferenciando os dois tipos de colonização
13.   Essa regionalização de acordo com o critério histórico, cultural e socioeconômico, independentemente das diferenças , o continente americano é agrupado em dois grandes conjuntos levando  em conta que fatores ao agrupar esses  países? ( pág 66)
14.    De acordo com o critério histórico, cultural e socioeconômico , nosso continente ficou dividido em duas AMÉRICAS . CITE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE CADA UMA:  a) América Latina         b) América Anglo-Saxônica
15.   Estude a localização dos países do continente americano no mapa da pág 63 ( ou em um atlas) e principalmente a que parte da América pertence de acordo com o critério de regionalização.
16) QUE PÁÍS ÉSSE? ( CONSULTE O MAPA DA PÁG 63)

1)      É da  América do Sul , vizinho da Colômbia e não faz limite com o Brasil________________________________________
2)    Banhado pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Glacial ártico ___________________________________________________
3)    Sua capital é Bogotá ___________________________________________________________________________________
4)     Seu território pertence à Dinamarca_____________________________________________________________________
5)    Está localizado ente Chile e Uruguai _____________________________________________________________________
6)    Faz fronteira ao norte com o Canadá_____________________________________________________________________
7)     É o maior da América do Sul ___________________________________________________________________________
8)    É muito estreito e alongado no sentido norte/sul , Faz fronteira ao norte como Peru___________________________
9)    Sua capital é Havana , localiza-se na América central ____________________________________________________
10)   Faz fronteira ao norte com os Estados Unidos____________________________________________________________

MATÉRIA DO SIMULADO CONTEÚDO : GEOGRAFIA / 8º ANO




MATÉRIA DO SIMULADO 
 CONTEÚDO :  GEOGRAFIA / 8º ANO
DATA : 06 DE JULHO – SÁBADO
UNIDADE 1 : TEMAS 1, 2 , 3 e 4

UNIDADE 2 : TEMAS 1 e 2 

atividade de geografia - mapa do continente americano : REGIONALIZAÇÃO DE ACORDO COM O CRITÉRIO HISTÓRICO, CULTURAL E SOCIOECONÔMICO - COLOCAR O NOME DOS PAÍSES DO CONTINENTE


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - LOCALIZAÇÃO DE PAÍSES UTILIZANDO O ATLAS GEOGRÁFICO - Que país é esse?!



GEOGRAFIANDO ... ATIVIDADE COM ATLAS
              
                      Esc. Mun. Irmã Maria Amália - – 2º bimestre  – 8º ano – 2013     Professoras : Marizete e Leila
QUE PAÍS É ESSE ?!


 
1) PREENCHA  COM O NOME DOS PAÍSES :       
Para fazer essa atividade consulte o atlas 
 
1-   __________________________________________    Sua fronteira é utilizada como passagem para imigrantes ilegais que vão para os Estados Unidos.
2 - ______________________________ Visivelmente no mapa percebe-se que é o maior país do mundo. Faz parte da Ásia e da Europa.
3 -______________________________ É a maior ilha do mundo e sempre que se fala em cangurus lembramos deste país. Localiza-se na Oceania.
4-  __________________________________________  Quando se fala em Hitler, Judeus, Holocausto, sempre lembramos deste país.
5-  __________________________________________  É o único país do mundo que se inicia com a letra “O” . Dica : é vizinho da Arábia Saudita.
6-   __________________________________________ É famoso por suas grandes pirâmides. Localiza-se no continente africano.
7-   __________________________________________ Apesar de vizinhos , existe uma  certa rivalidade com o Brasil e vice-versa , principalmente no futebol.
8-     _____________________________Localiza-se na Ásia ... Seu território sofreu grandes terremotos em 2011. Dica :  É uma ilha.
9-   _________________________________________ É banhado pelo mar Mediterrâneo, faz fronteira com a Bulgária e Macedônia.
10-_____________________________ Este país foi ocupado por tropas do exército americano. Dica : está entre a Arábia saudita e o Irã.
11-_____________________________ Seu nome é semelhante a um artigo usado nas confecções de camisas. Dica: faz fronteira com a China, é só procurar.
12- ____________________________É famoso por sua Torre Eiffel . Dica: é banhado pelo oceano Atlântico e mar Mediterrâneo.
13- ____________________________Localiza-se na Europa, Faz fronteira com a Suíça. Olhando no mapa da Europa o seu formato se assemelha a uma “bota cano alto de salto”.
14- ____________________________ A rivalidade  entre os judeus e os palestinos é marcante. Dica : é constante o ataque de homens-bomba... é vizinho do Líbano e da Jordânia

2 ) RESPONDA NO SEU CADERNO:
a)  Escreva o nome dos países em ordem alfabética ( apenas um país por letra) .  ATENÇÃO : Faça um quadro com o nome dos países e o continente a que pertencem. 
b) Cite 5 nomes de países terminados em “ ISTÃO” ( que quer dizer terra de “) e o nome do continente a que pertencem.
c) Pesquise no mapa e escreva o nome de 5 países que são ilhas.
d) Cite o nome de 20   países do continente  africano . 
e) Cite nomes estranhos ou curiosos de alguns países e a sua localização ( continente)
    ATENÇÃO : SEU RENDIMENTO E COMPORTAMENTO ESTARÃO SENDO OBSERVADOS PARA ATITUDINAL
ATIVIDADE ELABORADA PELO PROFESSORA MARIZETE CAJAIBA